Dia Mundial do Rim alerta população para cuidados com o órgão em março

freepik


 Hospital Felício Rocho promove campanha de conscientização e prevenção de doenças renais

O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006, pela Sociedade Internacional de Nefrologia (INS). O objetivo é de despertar a atenção para a conscientização sobre a saúde renal e os cuidados adequados preventivos quanto doenças deste sistema e garantir o diagnóstico precoce para facilitar o tratamento das enfermidades relacionadas ao órgão.
Celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, em 2023 o tema central da campanha é “Cuidar dos vulneráveis é estar preparado para os desafios do futuro”. Mote que traz um alerta importante e necessário, uma vez que problemas renais estão em destaque entre as enfermidades que amais afligem brasileiros.
Ao menos é o que indica dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Conforme a instituição, no Brasil o número de pessoas com doenças renais crônicas é crescente e atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.
Atividades
Em Belo Horizonte, o Hospital Felício Rocho aderiu à campanha do Dia Mundial do Rim e no dia 09 de março, fará uma ação voltada para conscientização e cuidados com rins. Em meio a campanha serão distribuídos copos com água mineral para reforçar a importância da boa hidratação, função necessária para garantir o bom funcionamento do órgão.
Essa ação será desenvolvida pelo serviço de diálise do hospital, com envolvimentos de colaboradores da instituição hospitalar. A equipe da diálise também irá distribuir informativos impressos com orientações sobre cuidados com os rins em todas as unidades do hospital para pacientes e colaboradores.
Nas ruas, será direcionado aos motoristas e pedestres ao redor da unidade no Barro Preto. O evento acontecerá às 10h, na Avenida do Contorno, altura do número 9530.
O mote da ação será é “Pare, preste atenção na saúde dos seus rins e siga se hidratando”. A analogia com o sinal de trânsito chama atenção para algumas orientações que devemos seguir para manter a saúde dos rins.
Sinal vermelho: Pare para controlar o diabetes e prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial (doenças que mais levam à insuficiência renal).
Sinal amarelo: Atenção com o excesso de sal e açúcar. Elimine o tabagismo e reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.
Sinal verde: Siga com hábitos saudáveis. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação equilibrada e beba água.

Comentários