freepik |
Estudo brasileiro percebeu que um sorriso bonito pode ser capaz de modificar para melhor o humor de pacientes odontológicos
Pesquisadores brasileiros realizaram um estudo que identificou uma relação direta entre a odontologia estética e a autoestima das pessoas. Conforme publicação, a aparência do indivíduo é um elemento fundamental para fazer com que ele se sinta bem fisicamente e emocionalmente, além de motivado para os desafios cotidianos, e o sorriso é um elemento fundamental para essa sensação.
Os resultados deste estudo apresentam que o funcionamento dental e a estética facial desejada têm potencial para elevar a autoestima do indivíduo. Ainda de acordo com o artigo, por outra vertente, é possível relacionar os processos que acometem a integridade estrutural e funcional dos dentes e rosto, causando diversos problemas graves locais ou até mesmo sistêmicos.
Mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade explica o que é a odontologia estética e a relaciona com a autoestima. Para o dentista, a aplicação adequada de um método é a chave para o sorriso satisfatório.
“Um belo sorriso não é somente estética. É qualidade de vida, com certeza. Creio que seja essa a função da odontologia estética, que incorpora diversos serviços como facetas, implantes, reabilitação oral e harmonização facial. Aplicados adequadamente de acordo com o caso de cada pessoa, cada um destes métodos são capazes de revitalizar a expressão facial do paciente, concedendo a ele uma feição harmônica”, explica o especialista.
Outro destaque deste estudo é a constatação de que as alterações mais recorrentes que agravam a estética ou função dos dentes estão relacionadas com os processos patológicos orais e ou más formações ligadas à estrutura, alteração do aspecto ou traumas. Tais fatores são considerados pelos pesquisadores como motivadores para a baixa da autoestima e quando solucionados há uma melhoria na satisfação pessoal.
“É notório quando um paciente está feliz consigo. Seja por conta de implantes ou da colocação de facetas e ainda outro serviço, quando as pessoas revitalizam seu rosto, elas passam a impressão de uma maior segurança. Estou de acordo com os pesquisadores por trás deste estudo e consigo perceber essa mudança na rotina”, salienta.
Odontologia estética
Dr. Paulo Coelho Andrade explica em detalhes quais são os principais procedimentos da odontologia estética e detalha a aplicação de cada um deles.
Facetas: As facetas alemãs a laser são aplicadas sem desgaste ou com o mínimo de desgaste do esmalte dos dentes e são utilizados aparelhos de laser, arco de plasma e o Cerec Sirona importados da Alemanha, aqui em nossa clínica. Podem ser usadas para corrigir imperfeições quanto a coloração, formato, posição e espessura. Indicadas para cobrir dentes amarelados, desgastados ou muito pequenos.
Implantes: Os implantes dentários são parafusos de titânio, posicionados cirurgicamente no osso maxilar e mandibular abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista reconstruir os dentes perdidos ou que possam ser extraídos.
Harmonização facial: Trata-se de um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços de acordo com a análise facial e desejo de cada paciente, sem alterar a identidade de cada um. Melhorar o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, reabsorção óssea e perda de gordura facial.
Reabilitação oral: Consiste em um conjunto de técnicas e tratamentos que têm por finalidade restabelecer a estética e o aspecto funcional do sorriso, garantindo dentes saudáveis e mais qualidade de vida para o paciente. É realizada com base em um planejamento minucioso feito pelo dentista. O objetivo é restaurar completamente o sorriso e a função mastigatória.
Comentários
Enviar um comentário